Foi por meio da troca de correspondência com crentes em Portugal que a Igreja Adventista da Promessa estabeleceu seus primeiros contatos missionários no país e manifestou interesse em enviar um representante para lá. Desde 1957, havia uma Escola Bíblica organizada na cidade de Angra do Heroísmo, em Portugal. Em razão desse histórico, o dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia de Missões e Evangelismo da Promessa.
O autor da primeira edição de Marcos que pontilham o caminho, Pr. Otoniel da Silveira, escreveu sobre um episódio de levantamento de oferta para atender os irmãos portugueses:
“No ano de 1958, o pastor José Pereira Mendes teve a ideia de se alçar uma oferta para Missões estrangeiras. A cidade de Fernandópolis, no interior paulista, foi a pioneira. A oferta rendeu CR$ 18,00. Esta importância e outras que foram arrecadadas se destinavam ao envio de um representante ao estrangeiro, pois já havia uma Escola Bíblica organizada em Angra do Heroísmo, Arquipélago dos Açores, para onde eram constantes as correspondências enviadas da igreja”
O episódio foi relembrado na segunda edição do livro sobre a história promessista e analisado:
“Sabe-se que o irmão Arlindo Ferreira, membro daquela igreja, contribuiu com a importância de CR$ 5,00, do total da oferta arrecadada naquela igreja. O que foi escrito pelo pastor Otoniel da Silveira, está confirmado na ata da 17a Assembleia Geral do Presbitério, com data de 20 de julho de 1957, onde está escrito: Autorizou-se a criação de um caixa para missões estrangeiras, objetivando-se a ida de missionários para outros países, o que esperamos seja em futuro próximo. Oremos, pois, para que se concretize.”
Ou seja, aquele levantamento de 1958 estava dentro dos trâmites que a igreja havia decidido em Assembleia do Presbitério Geral. Era um esforço, de acordo com os fatos narrados, para que a igreja avançasse. Embora a denominação não tenha conseguido enviar o representante naquele momento, a igreja avançou na América do Sul, e anos depois, enviou um missionário a Portugal. No ano de 1958, foi criado o Departamento de Missões Estrangeiras, que hoje é a Junta de Missões Promessistas.
Reflexões da História
A história mostra que a igreja sempre esteve envolvida com missões. Além de investir na pregação e evangelização, o levantamento de recursos para enviar trabalhadores ao campo missionário sempre foi uma tônica do trabalho da Junta de Missões. É provável que aquele esforço tenha sido como uma semente que mais tarde germinaria em tantos outros campos missionários, pois a missão é cumprida de múltiplas formas.
Encontro Internacional 2023, em Buenos Aires, Argentina. Foto: APC.
Ao relembrar o levantamento de recursos e o contato com os discípulos de Jesus que frequentavam a Escola Bíblica além-mar, o Dia de Missões e Evangelismo relembra o quanto a igreja cresceu, chegando a 17 países no mundo, incluindo Portugal. Isso vivencia a palavra do Mestre que a comissionou: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
Texto: APC Jornalismo.